ADEUS

Costa do Marfim se despede de Águas de Lindoia

Apesar de ter chances de continuar, o grupo deverá se hospedar em outros pontos do País

22/06/2014 - 22h50 - Atualizado em 22/06/2014 - 23h02 | Fábio Gallacci
gallacci@rac.com.br


Foto: Dominique Torquato/AAN
Craque Drogba esbanja simpatia tirando "selfie" com crianças no gramado do Estádio Leonardo Barbieri
Craque Drogba esbanja simpatia tirando "selfie" com crianças no gramado do Estádio Leonardo Barbieri

Cerca de 2 mil pessoas foram ao Estádio Municipal Leonardo Barbieri, em Águas de Lindoia — a 130 quilômetros de Campinas —, na tarde de domingo (22) para se despedir de seleção da Costa do Marfim, que escolheu a cidade como base para os seus treinamentos durante a primeira fase da Copa do Mundo. A equipe pega a Grécia na terça, no Castelão, em Fortaleza, e tem chances reais de se classificar às oitavas de final. Apesar disso, a informação é de que, por questões de logística, o grupo deverá se hospedar em outros pontos do País a partir de agora.
 

Jogadores e comissão técnica foram agradecer o carinho e mostraram muita simpatia com o público. Dezenas de pessoas, principalmente crianças, estavam no gramado e puderam chegar perto, tirar fotos e pegar autógrafos de alguns dos ídolos africanos como Didier Drogba, Yaya Touré e Gervinho. Para muitos que sempre acompanharam esses atletas apenas pela TV, foi a inacreditável realização de um sonho, bem no quintal de casa.
 

Um dos mais empolgados era o estudante Enrico Ferrari, de 14 anos, que veio de São Paulo e conseguiu um autógrafo de Drogba, atacante do Galatasaray, da Turquia. O menino chorou de emoção e, segundo a mãe, não quer mais saber de banho após o abraço dado no jogador. Para completar, o fã ganhou dos pais um presente de aniversário especial: um ingresso para a partida dos marfinenses contra os gregos. “Foi o melhor presente que ganhei na vida. O Drogba é o meu ídolo. Conseguir falar com ele e vê-lo jogar pessoalmente será demais”, agradecia o menino, enrolado em uma bandeira do país africano.
 

Com 10 anos, o também estudante Henri Mendonça Ricci, de Serra Negra, estava no lado de fora do gramado, colado no alambrado, mas não menos eufórico. Vestido de laranja, cor tradicional do uniforme marfinense, o garoto segurava um álbum de figurinhas da Copa na esperança de conseguir a marca de algum atleta. Sem querer perder uma chance, e depois de ficar em frente ao hotel sem sucesso dias antes, ele pediu autógrafos até mesmo para os jornalistas estrangeiros. “Também vale, né?”, conformava-se. Um dos repórteres lhe deu como lembrança uma moeda de seu país. Colecionador, Ricci ficou feliz como se tivesse conquistado um título. Mas o melhor ainda estava por vir. Ao final do evento, quando tudo parecia perdido, Drogba deixou sua assinatura no álbum. Uma vitória para guardar pelo resto da vida.
 
 
Boa-praça
O craque marfinense reforçou sua fama de boa-praça. Mesmo cercado por dezenas de pessoas e muito empurra-empurra, não poupou sorrisos, autógrafos, abusou de fotos com celulares, os conhecidos selfies, e até arriscou arranhar um cavaquinho. Ele chegou a pegar celulares de quem estava fora do gramado, fazer a foto próximo do fã e depois devolver o aparelho pelos vãos do alambrado. O carisma do jogador não conquistou apenas as crianças. Muitos adultos também fizeram questão de mostrar o seu agradecimento e apoio.


A aposentada Lucinéia Vilas-Boas de Souza, de 65 anos, moradora de Águas de Lindoia, fez plantão na porta do hotel da delegação e ontem estava com duas netas na arquibancada do estádio, com uma bandeira da Costa do Marfim nas mãos. “Estou curtindo demais esta Copa. A presença deles aqui animou a cidade. Acompanho os jogos em um telão na praça e torço por eles. A vinda desta seleção valeu a pena.”


Drama familiar
Outra estrela, Yaya Touré também foi paciente e cordial com os torcedores. Ele e o irmão mais velho, Kolo, que também integra a equipe, receberam na quinta-feira a notícia da morte do caçula, Ibrahim Touré, vítima de câncer, aos 28 anos. Os dois decidiram permanecer no grupo que disputa o Mundial e transformar a dor em motivação para seguir na competição. 
 
 
 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500





Pos Time PG
1 Cruzeiro 19
2 Fluminense 16
3 Corinthians 16
4 São Paulo 16
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular