Promessa do Red Bull treina com Thierry Henry e sonha


Gabriel Cajano, de 21 anos, conhece a filial norte-americana do clube e traz experiência na bagagem


26/09/2014 - 09h00 - Atualizado em 28/09/2014 - 20h44 | Henrique Nunes
henrique.nunes@rac.com.br



Foto: Janaína Ribeiro/Especial para AAN
Gabriel Cajano é uma das promessas do Centro de Formação do Red Bull, em Jarinu
Gabriel Cajano é uma das promessas do Centro de Formação do Red Bull, em Jarinu
A premissa é semelhante a de todos os grandes clubes do País: transformar jovens em atletas e cidadãos. Na prática, no entanto, raríssimas equipes têm conseguido capitanear em resultados claros tal proposta. E o objetivo do Red Bull Brasil é ser uma das exceções. Com o respaldo financeiro da gigante empresa que o fundou, o clube de Campinas investe pesado na formação de atletas. E este ano, os garotos da base do Centro de Formação do Toro Loko, que fica em Jarinu, ganharam motivação extra para se dedicar ainda mais na busca por um futuro melhor: a possibilidade de fazer intercâmbio tanto com a matriz austríaca do Red Bull quanto com sua filial norte-americana.
 
O mais recente sortudo (se bem que sorte não entra na cartilha de trabalho do clube) é o atacante Gabriel Cajano. Aos 21 anos e desde os 15 no Toro Loko, o jogador despontou na equipe profissional no início da temporada. Mostrou serviço, entendeu a filosofia do clube e teve paciência para fisgar as oportunidades. Não demorou para que Cajano entrasse na lista de principais promessas e, há duas semanas, foi premiado com a chance de conhecer o New York Red Bulls e treinar no clube que tem como grande astro o francês Thierry Henry.
 
O jogador passou dez dias na filial americana e voltou de lá com experiência e sonhos na bagagem. "Treinar ao lado do Henry já seria uma grande experiência, mas ainda tive a chance de ver de perto como eles lidam com o futebol. É tudo muito sério e organizado", conta.
 
De volta a Jarinu, Gabriel Cajano agora quer aprimorar o que acredita ter de melhor: a parte técnica. "Nosso jeito de jogar é diferente e é nisso que eu aposto para continuar a crescer na equipe", projeta o jogador, um dos suplentes do técnico Maurício Barbieri na equipe que disputa a Copa Paulista e tem vaga garantida na Série A1 do Estadual em 2015.
 
Cajano também se espelha em ex-colegas para conseguir retornar à filial norte-americana ano que vem. Caso do zagueiro André Ramalho, revelado no Red Bull Brasil e primeiro jogador a se transferir para outro clube da empresa. Hoje é titular no Red Bull Salzburg, atual campeão do Campeonato Austríaco e da Copa da Áustria. Os atacantes Felipe Pires e Lucas Venutos seguiram o mesmo caminho. Ambos atuam pelo FC Liefering, equipe da matriz, em Salzburg.

ELE É O CARA
 
Foto: Janaína Ribeiro/Especial para AAN
Thiago Scuro é o gerente de futebol do Red Bull
Thiago Scuro é o gerente de futebol do Red Bull
 
Tanto Cajano quanto os outros atletas beneficiados com a política de intercâmbio do clube devem muito ao trabalho do gerente de futebol Thiago Scuro, o responsável por abrir as portas aos jovens atletas formados em Jarinu. Scuro, no entanto, garante que a troca de experiências não faz do Red Bull brasileiro uma cópia do modelo usado lá fora."Temos total independência para traçar nossos métodos de trabalho, adaptando os treinos ao jeito de jogar do brasileiro. O que não muda é o peso que damos no aprimoramento de fundamentos e em como o jogador deve pensar o jogo e tomar decisões. Isso é padrão em todos os times do Red Bull", explica.
 
Sobre a equipe principal, que, sábado (27), estreia na segunda fase da Copa Paulista diante do Rio Branco, a meta é traçada ano a ano. "Queremos ser campeões da Copa Paulista e conquistar uma vaga na Copa do Brasil. Esse é o objetivo imediato. Ano que vem, teremos um planejamento totalmente novo, pensando nas competições que iremos disputar."




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular