O Corinthians fez sua parte, mas não conseguiu evitar a disputa da fase preliminar da Taça Libertadores. Empurrado por sua torcida no Itaquerão, derrotou o lanterna e já rebaixado Criciúma por 2 a 1, neste sábado (6), pela última rodada, mas terminou o Brasileirão em 4° lugar.
Ficou atrás do Internacional, que ganhou de virada do Figueirense, também por 2 a 1, em Florianópolis, e foi o 3° colocado.
Com os dois resultados, o Timão termina o Brasileirão com os mesmos 69 pontos do Inter, mas com duas vitórias a menos. Ao ficar na 3ª colocação, o time gaúcho entra direto na fase de grupos da Libertadores, enquanto os corintianos vão começar mais cedo na competição.
A definição teve ares dramáticos. Para ficar em 3°, o Corinthians precisava vencer o Criciúma e torcer por um tropeço do Inter em Florianópolis. Os resultados eram todos favoráveis aos corintianos até os 49’ do 2° tempo no Estádio Orlando Scarpelli, quando saiu a virada.
Ao terminar o Brasileirão na 4ª colocação, o Corinthians terá um caminho mais complicado na Libertadores. Vai disputar inicialmente a fase preliminar, que começará já no dia 4 de fevereiro, antes mesmo da eleição do novo presidente do clube. Será contra um time colombiano, ainda indefinido.
Se superar a fase preliminar, o Timão entrará na chave mais difícil da Libertadores, já chamado de “grupo da morte”, ao lado do rival São Paulo, do argentino San Lorenzo, que é o atual campeão do torneio, e do uruguaio Danubio. Por tudo isso, a vitória corintiana deste sábado teve sabor amargo.
Lanterna do Brasileirão e já rebaixado há algum tempo, o Criciúma até tentou surpreender o Corinthians. Mas suas iniciativas ofensivas só duraram cinco minutos no começo da partida. Depois de uma finalização de Rafael Pereira por cima do gol aos seis, o Corinthians assumiu o controle.
Depois de várias chances desperdiçadas, a torcida pôde, enfim, festejar nas arquibancadas do Itaquerão, aos 25’ do 1° tempo. Renato Augusto roubou a bola na intermediária e acionou Petros na esquerda. Ele cruzou rasteiro para Elias bater no canto direito de Bruno: 1 a 0.
Em situação muito favorável, o time da casa tirou o pé no começo do 2°tempo e a partida perdeu em ritmo. De forma tímida, o Criciúma tentou aproveitar o momento para ganhar espaço. E, aos 15’, chegaram ao empate. Após cobrança de escanteio, Cássio saiu mal e Roger Guedes escorou para as redes.
Mas o Corinthians, com a entrada de Danilo no lugar de Petros, voltou a ganhar força no ataque. E continuou pressionando a defesa do Criciúma. Aos 26’, Fábio Santos fez linda trama com Danilo e Renato Augusto pela esquerda e marcou um golaço, definindo o placar. A vitória do Inter em Santa Catarina, porém, frustro a festa corintiana.
O JOGO
Corinthians: Cássio; Fagner, Anderson Martins, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Danilo) e Renato Augusto; Malcom (Jadson) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.
Criciúma: Bruno (Edson); Maicon Silva, Iago Maidana, Joilson e Giovanni; Barreto, Rafael Pereira, Ricardinho (Douglas Moreira) e Roger Guedes; Gustavo (Gabriel) e Lucca. Técnico: Luizinho Vieira.
Gols: Elias, aos 25’ do 1° tempo; Roger Guedes, aos 15’, e Fábio Santos, aos 26’ do 2°. Renda: Não divulgada. Público: 38.413 pagantes.
Local: Itaquerão, em São Paulo.
Juiz: Dewson Fernando Freitas da Silva
Cartões amarelos: Petros e Elias (COR); Rafael Pereira e Barreto (CRI).