Marcelo Veiga participa de curso promovido pela CBF


Gestão do futebol profissional, treinamento de campo e planejamento e montagem de elenco são algumas das disciplinas


12/12/2014 - 21h58 - Atualizado em 13/12/2014 - 18h12 | Carlos Rodrigues
carlos.rodrigues@rac.com.br



Foto: Elcio Alves/AAN
Marcelo Veiga admitiu o desejo de continuar à frente do Guarani em 2015
No ano passado, Veiga fez estágio no Valencia, Levante e Villarreal
O técnico Marcelo Veiga virou desfalque nos treinamentos do Guarani desde esta sexta-feira (12) até a próxima sexta-feira (19). Mas não se trata de nenhum problema com o comandante bugrino. Enquanto os jogadores do clube intensificam a preparação visando às competições da próxima temporada, ele está na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), participando de um curso de aperfeiçoamento de treinadores oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
O curso é dividido em dois módulos e tem como objetivo qualificar o profissional que atua ou deseja atuar no futebol, na condição de treinador, para uma prática competente e atualizada cientificamente, alicerçada em bases de natureza ética e científica. Durante os sete dias, os alunos possuem uma série de disciplinas, entre elas gestão do futebol profissional, treinamento de campo e planejamento e montagem de elenco no futebol profissional. Participam como professores nomes como Felipe Ximenes, ex-gerente de futebol do Flamengo e os técnicos Ricardo Drubscky (Vitória) e Enderson Moreira (Santos).
 
“É o quinto ano que a CBF promove esse curso e é a segunda vez que participo. Pra mim tá sendo muito legal porque é algo com chancela da CBF, da Fifa, que forma bons profissionais e ajuda na regulamentação da profissão. É uma referência”, afirma o treinador bugrino. “O nível é muito bom porque não é só a parte teórica. A didática é muito importante, porque trata desde categorias de base até o profissional”, destaca.
 
A exigência do curso se explica pela dificuldade que é em participar dele. Não basta apenas ser treinador, é preciso ter qualidades. “Pra fazer o curso, são só 50 pessoas. E você precisa mandar o currículo e ser aprovado pelos coordenadores. Eles avaliam seu nível de trabalho para saber se tem possibilidade de você fazer parte. Isso é bom, pois garante um nível excelente e um aprendizado melhor ainda”, comenta o comandante.

PROFISSÃO
 
Para o treinador, tais experiências acrescentam e muito à profissão. Tanto é que ele está sempre atrás de novos entendimentos. No ano passado, por exemplo, fez estágios na Espanha, onde acompanhou o dia a dia do trabalho de equipes como Valencia, Levante e Villarreal, todas das primeira divisão do campeonato local.
 
“O nível de trabalho e de competição lá são absurdos. E isso é um pouco do que a gente tenta trazer pra cá”, lembra Veiga, que espera implantar também no Guarani um pouco daquilo que vai ser desenvolvido durante essa semana. “O Guarani nos dá suporte para poder utilizar parte destes ensinamentos”, diz.
 
REFORÇO
 
Segundo reforço para o ataque do Guarani na próxima temporada, Luiz Ricardo foi apresentado nesta sexta pelo clube. O jogador assinou contrato até o fim do ano que vem. "Quando fui procurado e soube do interesse do Guarani em contar com meu futebol, fiquei muito satisfeito. A camisa pesou na hora de decidir onde jogaria em 2015" , explica.

NAS DUAS
 
Apesar do 1,90 m de altura e do porte físico de centroavante, Luiz Ricardo garantiu que sabe jogar mais recuado. "Joguei muito tempo como meia, não sou centroavante nato. Se precisar sair da área, não vou ter dificuldade pra jogar" , afirma

FEIRA
 
Acontece neste sábado (13), das 14h às 18h, a 2ª Feira de Troca promovida pelo Memorial do Guarani. O evento acontecerá no local, que fica no Estádio Brinco de Ouro. Lá, torcedores que colecionam artigos relacionados ao clube poderão vender ou trocar seus itens de coleção.




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular