Guto usa férias para estagiar em Portugal


Treinador passará dez dias conhecendo a estrutura do Porto e o método de trabalho do espanhol Julen Lopetegui


05/12/2014 - 21h31 - Atualizado em 05/12/2014 - 21h37 | Paulo Santana
santana@rac.com.br



Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN
Guto Ferreira já está em Portugal, onde ficará por dez dias para conferir o trabalho realizado no Porto
Guto Ferreira já está em Portugal, onde ficará por dez dias para conferir o trabalho realizado no Porto
O técnico Guto Ferreira está em Portugal. E não é só para desfrutar do período de férias depois do acesso e do vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro com a Ponte Preta. Lá, ele passará os próximos 10 dias conhecendo a estrutura do FC Porto, onde poderá compartilhar do método de trabalho adotado pelo espanhol Julen Lopetegui no comando de um dos grandes clubes da Europa.
 
Neste sábado (6), o treinador da Macaca já poderá acompanhar o jogo com a Academica, 16ª colocada, pelo Campeonato Português — o Porto está em 3º. "Esta é uma grande oportunidade que surgiu. Espero aproveitar bem para voltar com um pouco mais de conhecimento e poder aplicar na Ponte", disse o treinador, que cancelou a viagem que faria ao Nordeste.
 
O acerto para estagiar no Porto foi uma vitória pessoal de Guto. Isso porque ele chegou a negociar com representantes do Chelsea e de outros dois clubes da Itália, antes do encerramento da Série B. Só não acertou por causa de conflito entre as datas de suas férias com as agendas dos clubes. "Ficou inviável tanto pelas datas disponíveis quando pelo custo da viagem."
 
Guto comemora o retorno ao País em que trabalhou entre os anos de 2003 e 2004. Na ocasião, esteve no Penafiel e Naval, times que disputavam a segunda divisão. "O Porto está passando por momento interessante e já garantiu vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. É uma grande oportunidade", ressalta.
 
Depois de encerrar 2014 com 68% de aproveitamento dos pontos e o vice-campeonato da Série B, o comandante renovou por mais um ano com a Macaca. Mas ele confessa que ainda sofre a decepção por não ter sido campeão. "Apesar de termos conquistado o acesso, fiquei muito frustrado pelo título ter escapado no detalhe. Espero que 2015 seja um ano ainda melhor para todos nós", afirmou o treinador.

O "MESTRE"
 
Com 47 anos de idade, Julen Lopetegui chegou ao Porto depois de ter sido campeão europeu sub-19 e sub-21 no comando da Seleção Espanhola. Como atleta, foi goleiro do Real Madrid, Las Palmas, Logroñes, Barcelona e Rayo Vallecano, na maioria das vezes como reserva. Mesmo assim, chegou a defender seu país em um jogo da Copa de 1994, nos Estados Unidos.
 
Começou como treinador em 2003, quando assumiu o Rayo Vallecano e não obteve grande sucesso. Ganhou notoriedade ao se tornar comentarista esportivo e depois trabalhou como responsável dos olheiros do Real Madrid. Chegou a ser treinador do Castilla, de onde seguiu para as seleções de base da Espanha.




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular