Zelão se apresenta e valoriza o XV de Piracicaba


Zagueiro disse que jogar no Nhô Quim tem a vantagem de atuar na elite e sob o comando de um campeão do mundo


05/12/2014 - 23h44 - Atualizado em 05/12/2014 - 23h49 | José Ricardo Ferreira
ricardo.ferreira@gazetadepiracicaba.com.br



Foto: Del Rodrigues/Divulgação
O experiente Zelão atuou por inúmeras temporadas no exterior e retorna ao Brasil para defender o XV
O experiente Zelão atuou por inúmeras temporadas no exterior e retorna ao Brasil para defender o XV
O zagueiro Zelão, apresentado oficialmente pelo XV de Piracicaba, na tarde desta sexta-feira (5), foi também procurado pelo Guarani de Campinas, mas não pensou duas vezes em atuar no Barão da Serra Negra a partir de 2015. “Com o Guarani, o acerto era de boca (informal), mas o XV está na Série A1”, afirmou, após ser indagado sobra a escolha do time piracicabano.
 
Zelão disse que havia, sim, conversado com o técnico do Bugre campineiro, Marcelo Veiga, mas optou pela Série A1, já que o Guarani estará na Série A2 em 2015.
 
Veiga foi o técnico de Zelão no Bragantino (2005/2007). Estar na elite do Paulistão é fundamental para quem está retornando ao país após cinco anos no exterior. De 2008 a 2010, Zelão atuou no Satur (Rússia), de 2011 a 2013, no Kuban Krasnodar, do mesmo país - depois, em 2013, no Astana, no Cazaquistão.
 
Outro fator preponderante da opção pelo XV em vez do rival Guarani é a presença de Roque Júnior no comando do Alvinegro. Quando jogador, Roque foi zagueiro também. Isso significa que seus ensinamentos e experiência serão úteis para o sistema defensivo do XV, segundo expectativas de Zelão. “Ele vai nos passar muita experiência”, disse.
 
Zelão tem 30 anos de idade. Natural de Pirajuí, interior de São Paulo, ele começou a carreira no Matonense. Depois passou pelo Palmeiras, Bragantino, Corinthians e, em seguida, fez carreira internacional na Rússia.
 
A passagem pelo Corinthians, em 2007, foi marcada pela queda do time paulistano para a Série B do Campeonato Brasileiro. Perguntado sobre o que isso significou em sua carreira, Zelão entende que aquela situação fez parte de um momento de todo um grupo de profissionais. Inclusive, fez uma brincadeira dizendo que deveriam lembrar também que ele jogou em um grande clube e que foi importante em sua carreira. “Queria ter ficado e ajudado o Corinthians a se reerguer”, afirmou. “Eu consegui me reerguer”, frisou.
 
A exemplo dos outros quatro reforços apresentados essa semana no Barão da Serra Negra, Zelão disse que a meta é botar o time na Série D do Brasileirão em 2015. Uma necessidade exposta em todas as coletivas de imprensa pelo vice-presidente do XV, Renato Bonfiglio. Em todo início de coletiva, o dirigente frisa a necessidade de o clube obter essa vaga. São duas vagas na Série D.
 
Zelão disse que, na Rússia e no Cazaquistão, o ataque é baseado em jogadas aéreas, diferente do Brasil, mais técnico e com dribles. Mas, mesmo com tanto tempo fora do Brasil, o reforço do XV diz que rapidamente se readaptará.
 
O zagueiro Zelão trabalhou com o treinador de goleiros do XV, Cristiano, na época de Bragantino. “O Cristiano, nosso preparador de goleiros, jogou com ele no Bragantino e falou muito bem dele”, disse Bonfiglio.
 
Zelão tem como característica a força na marcação, boa posse de bola e, às vezes, se arrisca a tentar o cabeceio na área adversária. Em sua análise, o fato de o Wescley, companheiro de zaga contratado pelo XV, também ter 30 anos, é observado por ele como uma virtude. Ele explicou que jogadores experientes ocupam bem as dimensões do campo, sem precisar correr muito. “Em uma troca de olhar pode se resolver uma jogada”, disse.
 
O XV estreia no dia 1º de fevereiro, em casa, contra o Mogi Mirim. Para Zelão, o Paulistão é o principal estadual do país e não dá para dizer, tirando os grandes clubes, quem será o adversário mais difícil. “Todos são perigosos. Não tem fracos nessa competição”, disse.
 
Além de Zelão, o XV já confirmou Wescley (zagueiro), Éder (lateral), Paulinho (meia-atacante) e Tony (meio-campo).
 
O vice Renato Bonfiglio disse nesta sexta que, na próxima semana, pelo menos, mais três reforços chegarão.




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular