Guarani está preocupado com a indisciplina


Após três expulsões na Série A2 do Paulista, Bugre aproveita a semana sem jogo para corrigir o problema


18/02/2015 - 22h37 - Atualizado em 18/02/2015 - 22h41 | Carlos Rodrigues
carlos.rodrigues@rac.com.br



Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN
Depois de cumprir suspensão na última rodada por ter sido expulso contra a Matonense, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco (centro) volta no sábado (21)
Depois de cumprir suspensão na última rodada por ter sido expulso contra a Matonense, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco (centro) volta no sábado (21)
Não são apenas aspectos técnicos ou táticos que exigem trabalho no Guarani nessa primeira semana de folga do time desde o início da Série A2 do Campeonato Paulista. Outra questão muito importante passa a ser acompanhada de perto na sequência do torneio. Um dos reis da indisciplina, o Bugre se concentra em diminuir o número de infrações, que prejudicou bastante a equipe nos últimos jogos.
 
Concentração e atenção são os atributos vistos como essenciais para tirar esse rótulo do clube.
 
Até o momento, em cinco rodadas, o número de advertências é bastante elevado. O Bugre é o time que acumula mais expulsões (3), é o segundo em quantidade de cartões amarelos (16) e o quarto time que mais cometeu faltas no campeonato (82).
 
Apesar do estilo aguerrido em campo e da forte marcação exercida sobre os adversários, a equipe não é desleal. Isso porque a maioria das infrações acontece por descuido ou pelo fato do jogador chegar atrasado em um lance.
 
Das três expulsões, apenas a do zagueiro Cris, na estreia contra o Monte Azul, não atrapalhou no resultado — a equipe venceu pelo placar mínimo. Contra a Matonense, o Bugre perdia por 1 a 0 e tentava o empate quando Bruno Pacheco levou o segundo amarelo. Na sequência, no setor dele, a equipe tomou o segundo. E contra o Oeste, o alviverde tinha conseguido o empate e era bem melhor que o adversário quando Éder Silva acabou excluído da partida. "É bem difícil jogar com um a menos e é preciso estar mais atento para não acontecer mais isso", admite Bruno Pacheco.
 
A preocupação com a questão disciplinar vem de algum tempo. Antes do campeonato começar, o elenco recebeu uma palestra para se ambientar ao tipo de arbitragem do torneio. “Pedimos isso para que os jogadores tivessem uma noção exata e entendessem de que maneira a arbitragem iria atuar”, lembra o técnico Marcelo Veiga.
 
Agora, o campeonato já caminha para a sexta rodada e o treinador se mostra incomodado com o número de expulsões. Ele pede mais atenção, mas também comenta sobre o papel da arbitragem. "O critério é bem diferente do que a gente pensa. Temos que entender como cada um apita. Espero que não tenhamos mais problema com expulsões porque acaba interferindo bastante", explica. "Os jogadores sabem que têm uma grande responsabilidade e que precisam de atenção para não acontecer esse tipo de erro”.
 
Com mais dias entre uma partida e outra, o treinador acredita que esse problema poderá ser corrigido. "Com pouco tempo de preparação era até natural que os erros fossem acontecer, mas agora dá para conversar melhor e diminuir essas falhas", diz o comandante, que garante não aliviar na bronca quando uma expulsão prejudica sua equipe. "Sou um pouco chato, é meu jeito de ser."
 
ESCALAÇÃO
 
O técnico Marcelo Veiga começou a montar nesta quarta-feira (18) o Guarani para o jogo de sábado (21) contra o Água Santa e apresentou algumas mudanças no time titular no primeiro treino com bola da semana. As principais novidades foram a presença de Coppetti na lateral-direita e de Malaquias compondo a linha de três meias. Quem reapareceu no time foi o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que cumpriu suspensão na última rodada.
 
Debaixo de muita chuva, os atletas participaram de um trabalho tático. As maiores baixas foram o zagueiro Preto Costa, poupado por conta de dores no dedo do pé, e Éder Silva, que não atuará no final de semana e, por isso, realizou apenas uma movimentação com o preparador físico Sandro Sargentim.
 
Sem contar com os goleiros, Veiga dividiu o grupo em dois times. Entre os titulares, Coppetti ficou com a posição de Watson, enquanto Rafael Caldeira, Cris e Bruno Pacheco completaram a defesa. Como já era esperado, Cambará entrou na vaga de Éder e formou a dupla de volantes com Thiago Carpini. Mais à frente, Fernandinho e Fumagalli ganharam a companhia de Malaquias, que entrou bem contra o Oeste e assumiu a função de Adalgiso Pitbull. Na frente, Nunes atuou na referência.
 
O treino durou quase uma hora e em nenhum momento Marcelo Veiga realizou qualquer modificação na formação inicial, indicando que essa é a provável equipe que enfrentará o Água Santa.
 
CONFIRMADO
 
O zagueiro Thiago Gasparetto será inscrito pelo Guarani para a sequência da Série A2 do Campeonato Paulista. O jogador está recuperado de uma cirurgia realizada na coxa direita e nesta quarta, inclusive, participou do treino entre os reservas e não apresentou nenhum incômodo.

MAIS DOIS
 
Com isso, o Bugre já tem 26 jogadores confirmados para o torneio. O clube tem até sexta-feira (20) para oficializar mais dois atletas e espera resolver a situação nesta quinta-feira (19). A busca é por um lateral-direito e um meia. Nesta quarta, dirigentes estiveram em São Paulo fazendo contatos e a intenção é tentar um jogador que seja pouco aproveitado em um dos grandes.




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular