Toninho Cecílio é o novo técnico do XV


Treinador entra no lugar de Roque Júnior, que se despediu do comando do Nhô Quim no domingo


23/02/2015 - 23h38 - Atualizado em 23/02/2015 - 23h42 | José Ricardo Ferreira



Foto: Antonio Trivelin/Gazeta de Piracicaba
O técnico Toninho Cecílio (à direita) quer ?recuperar a carreira? treinando o XV de Piracicaba
O técnico Toninho Cecílio (à direita) quer ?recuperar a carreira? treinando o XV de Piracicaba
A diretoria do XV de Piracicaba apresentou, nesta segunda-feira (23), o seu novo treinador. Trata-se do experiente Toninho Cecílio, de 47 anos, que substitui Roque Júnior, que deixou o clube oficialmente no domingo (22) após seis jogos - cinco derrotas e apenas uma vitória no Paulistão.
 
O novo treinador evitou tecer comentários pontuais sobre seu antecessor. Lembrou que a competição é difícil. “Não venho com um otimismo barato, mas calcado no meu conhecimento técnico. Fiz as comparações com outras equipes”, disse. “Pensar grande, jogar com inteligência. Não ter vergonha de estar nessa situação. O campeonato não é fácil”, disse.
 
Ele explicou que a equipe do XV tem potencial. “Eu ganho uma equipe interessante, que me dá condições, esperança e vontade de assumir o time, não obstante todas as dificuldades que iremos enfrentar. O XV está com uma gestão excelente, com tudo cumprido à risca, isso é fundamental. É e um grupo de jogadores que pode dar resultados”, comentou.
 
Quanto ao ex-técnico Roque Junior, ele disse que ele será um grande treinador. “Ele estava realizando um bom trabalho. Cada treinador tem sua filosofia. Já trabalhei com ele no Palmeiras em 2008”, recordou.
 
Cecílio disse que sua tática é preencher o meio de campo. “Não fico preocupado com posse de bola, mas com o resultado. Não quero ter um time que terá mais posse de bola no campeonato, mas o time que vai se classificar. O time que vai ganhar de time grande, vai pontuar”, afirmou. Posse de bola era uma qualidade sempre enfatizada por Roque Jr.
 
Para o treinador, a composição do meio de campo precisa ser rápida e que as linhas de quatro para compactar a equipe são essenciais. Ele descarta usar três zagueiros. Para ele, isso é pouco usual atualmente e que não vale a pena deixar cinco jogadores atrás (puxar os alas). “O XV precisa entrar no campeonato de forma mais objetiva”, frisou. Cecílio agradeceu a confiança da diretoria. “A gestão é excelente, tudo cumprido à risca e um grupo de jogadores que tem qualidade”, disse.
 
Contra o Botafogo, no próximo domingo (1), no estádio Barão da Serra Negra, não há outra saída para o XV se não a vitória, reconhece o treinador. “A vitória a qualquer preço”, afirmou. A prioridade essa semana, sem jogos no Paulistão, será priorizar os trabalhos táticos, segundo Cecílio. Ele também disse que vai dar uma atenção às jogadas ensaiadas e inclusive aproveitar situações táticas positivas deixadas pelo seu antecessor.
 
No ano passado, Cecílio não teve sorte trabalhando no Comercial de Ribeirão Preto e no Criciúma (SC). O time paulista caiu para a Série A2 e o Criciúma para a Série B do Brasileiro. Os dois, porém, não foram rebaixados sob o seu comando. No Comercial de Ribeirão Preto foram seis jogos; no Criciúma, quatro jogos. O treinador disse que, embora não tenha sido o responsável direto pelas quedas, sabe que, proporcionalmente, teve sim sua parcela de participação. “O ano passado foi ruim para mim. Junto com o XV quero recuperar minha carreira. São oscilações que acontecem na carreira de um treinador”, afirmou.




cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 5º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular