Como a ideia de montar uma equipe de futebol surgiu em plena Praça Carlos Gomes, onde seus fundadores costumavam “jogar bola”, o Guarani Futebol Clube recebeu o nome da mais famosa obra do compositor campineiro Antonio Carlos Gomes.
Fruto dos esforços dos estudantes Pompeo de Vito, Vicente Matallo e Hernani Felippo Matallo, o Bugre foi fundado após uma reunião realizada em 1º de abril de 1911 em que estabeleceu-se o jovem italiano Vicente Matallo, então com 18 anos, como primeiro presidente do clube. Outra decisão tomada, já que aquele era conhecido como "dia da mentira", foi estabelecer a data de fundação oficial em 2 de abril de 1911.
O primeiro jogo do Guarani ocorreu em 18 de junho de 1911 contra o Sport Club 15 de Novembro que conquistou a vitória por 3 a 0. Já primeira vitória foi registrada em 16 de julho de 1911, contra o Corinthians, por 2 a 0. Nesses 98 anos de história, a maior conquista é o título brasileiro de 1978, quando bateu o Palmeiras.
O Bugre é o único time do Interior a conseguir tal façanha. Na ocasião, a equipe titular comandada pelo técnico Carlos Alberto Silva era composta por Neneca; Mauro, Gomes, Édson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó. O Guarani também representou três vezes o Brasil na Copa Libertadores da América.

Brinco de Ouro

Com a chegada do profissionalismo ao futebol do Interior, em 1947, o Guarani passou a ter um sério problema. O Estádio da Rua Barão Geraldo de Rezende já não comportava a torcida do Clube e a construção de um novo tornou-se prioridade. E enquanto a equipe de futebol disputava a Divisão de Acesso de 1948, a Comissão Pró-Estádio e o arquiteto Ícaro de Castro Melo desenvolviam seus estudos. Definiu-se que no projeto original o estádio teria capacidade para 29.000 pessoas e seria construído em etapas.
Já o nome Brinco de Ouro da Princesa foi sugestão do jornalista João Caetano Monteiro Filho, do Correio Popular, que após ver uma foto da maquete fez a comparação: um brinco de ouro para a princesa (já que a cidade era conhecida por Princesa d´oeste).
O estádio foi inaugurado em 1953, mesmo sem as cabeceiras, em confronto com o Palmeiras.
Palco de grandes partidas (incluindo amistoso Brasil e Bulgária, em 1990, para um público de 51.720 pessoas), o Brinco de Ouro é considerado atualmente a principal moeda para o clube para sair da grave crise financeira. O presidente Leonel Martins de Oliveira pode anunciar sua venda ainda em 2009.