Tendo uma ponte de madeira, pintada da cor preta, de inspiração os jovens Miguel do Carmo o “Migué", Luiz Garibaldi Burghi, o "Gigette" e Antonio de Oliveira, o "Tônico Campeão", fundaram em 11 de agosto de 1900 a Ponte Preta – hoje o mais antigo clube de futebol do país em atividade ininterruptas. Carinhosamente chamada de Macaca por seus torcedores, em relação a escolha de uma mascote nada comum no futebol, sua trajetória é nacionalmente conhecida, não só por ter revelado jogadores como Carlão, Dicá e Oscar (leia a seção ídolos) mas pela construção em mutirão dos próprios torcedores do Estádio Moisés Lucarelli, Inaugurado oficialmente em 12 de setembro de 1948.
 

O sonho de construir um estádio de futebol nasceu com três pontepretanos fanáticos pelo clube Moisés Lucarelli, Olímpio Dias Porto e José Cantúsio. Eles adquiriram um terreno de 40 mil metros quadrados e fizeram a doação para o clube. Na época de inauguração, o estádio ganhou o apelido de Majestoso por ser o terceiro maior em capacidade do Brasil - perdendo apenas para o Pacaembu, em São Paulo, e São Januário, no Rio de Janeiro.


Hoje a diretoria busca aprovação dos associados e conselheiros para a construção da Arena Ponte Preta, com capacidade para 30 mil lugares sentados e cobertos, seguindo padrões Fifa. O projeto tem orçamento de 165 milhões e incluí também a construção de um novo CT, provavelmente em Sumaré. O novo estádio será no Jardim Eulina e o Majestoso deve ser demolido.
 

1977
A campanha mais lembrada da Ponte Preta é a de 1977 quando o time era favorito ao título no Paulista, mas acabou perdeu o último jogo da final para o Corinthians. A Macaca vivia um momento mágico quando iniciou a decisão: o time não perdia há 16 jogos e era a sensação do momento. Mas, quando se preparava para a final, os problemas começaram a surgir. O clube campineiro contestou a escalação de árbitros, reclamou da falta de segurança e até levou sua própria cozinheira para preparar a comida da delegação no hotel. A expulsão do atacante Ruy Rei, na partida que custou-lhe o título, até hoje é questionada pelos torcedores da Macaca já que, na sequência, o atleta foi jogar no Timão.