Fundação
 

O XV de Novembro de Piracicaba surgiu da fusão de duas equipes do amador da cidade: o Esporte Clube Vergueirense e o 12 de Outubro, então comandados por integrantes das famílias Pousa e Guerrini. Em 1913, as famílias resolveram montar um único time que representasse Piracicaba e convidaram o Sr. Carlos Wingeter, então cirurgião-dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser presidente do novo clube. Foi dele a sugestão do nome do time fosse XV de Novembro, em homenagem à data da proclamação da República .
 

Em 1976, o clube conseguiu sua maior conquista no cenário estadual: o vice-campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras. O resultado levou o XV a participar do Campeonato Brasileiro da Série A em 1977, quando terminou em oitavo lugar.
 

O XV manda seus jogos no Estádio Barão da Serra Negra inaugurado em 04 de setembro de 1965 em confronto contra o Palmeiras. A partida terminou em 0 a 0, resultado considerado bom pelos 15.674 torcedores presentes. O primeiro gol do XV no Barão aconteceu na partida entre XV e Corinthians, no dia 11 de setembro de 1965. O timão venceu pelo placar de 3 a 1 e o atacante Flávio teve o seu nome gravado na história quinzista como o primeiro a balançar as redes do Barão.
 

No segundo semestre de 2007 o estádio passou por uma reforma. Foram refeitos banheiros, colocados extintores de incêndio e hidrantes, além de reformas no corrimão das escadarias, nas arquibancadas e nas placas de sinalização. O gramado também ganhou um retoque.


As informações foram retiradas do site oficial do XV de Piracicaba